Peter Pan

Resultado de imagem para peter pan zahar  Oi galere! Vamos a mais um livro do Desafio Literário?
  O meu primeiro desafio de Abril era ler um clássico da literatura, e juntando o útil ao agradável, resolvi mergulhar no mundo mágico dos contos de fadas e ler Peter Pan, por J.M Barrie. A edição LINDÍSSIMA da Zahar é comentada, e posso dizer que isso fez toda a diferença durante a minha experiência de leitura. 
  Diferente da animação da Disney, o Peter original tinha uma pegada um pouquinho mais "dark" e menos "bonitinha". O personagem surgiu quando o irmão de James Barrie, David, faleceu quando ainda era uma criança. O primeiro menino que jamais cresceria.
  A história é bem conhecida, mas mesmo assim, vamos recapitular: Peter Pan é um garoto com todos os dentes de leite. Gracioso, consegue o que quer com seu charme e jeitinho imponente. Na terra do nunca, é o líder de um pequeno bando de meninos perdidos, e o sonho de todos eles é ter uma mãe. 
  Ao conhecer Wendy, Peter vê ali uma oportunidade de finalmente ter uma mãe (apesar de negar precisar de uma). E mesmo contra a vontade de Sininho (que não é NADA fofinha como os filmes dizem), ela e os irmãos embarcam em uma viagem para conhecer uma ilha onde tudo é possível. Como chegaram lá? Voando. Com um pouco de pó de fada e pensamentos felizes, seus pés deixaram de tocar o chão para planarem pelos céus de Londres. Seus pais, preocupadíssimos, passam o tempo todinho sem saber o que aconteceu com eles. Mas, como o próprio autor garante, tudo ficaria bem no final. 

Morrer seria uma grande aventura.
Resultado de imagem para peter pan gif

  O restante da história é praticamente a mesma. Capitão Gancho espera uma oportunidade para capturar os irmãos e fazê-los reféns, para que Peter morra tentando regatá-los. Porém, o plano não sai como planejado, e todos nós sabemos o final feliz. Mas vamos a algumas considerações sobre a escrita: O nome Wendy surgiu do apelido que a filha de um dos amigos de James o chamava (Fwendy = Friend). A garotinha faleceu ainda criança. Wendy e sua mãe são espelhos das mulheres da época: Seu maior sonho era ter filhos, cuidar deles e ser uma esposa exemplar. Hoje isso incomoda, porque né, garotas podem fazer muito mais do que isso. Mas isso é explicado logo no início do livro, meio que deixando a gente preparado para as suposições machistas que virão a seguir. Não estou dizendo que o livro é machista! Apenas que, na época, esse era meio que o "objetivo" da maioria das mulheres.
  Todos os personagens tem um traço um pouco mais pesado, como Peter que mata sem piedade seus inimigos, e Sininho, que nem pensa duas vezes quando tem a oportunidade de se livrar de Wendy. Por cíumes! Peter acha que o fascínio de todas as garotas por ele é porque elas querem ser sua mãe, mas na verdade, elas tem o pensamento de querer ser mais do que isso, como é dito por diversas vezes na narrativa.  

Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso dele quebrou em milhares de pedaços e todos eles saíram pulando, e esse foi o começo das fadas
 ...
Sininho não era de todo má; ou melhor, ela era toda má agora, mas, por outro lado, às vezes era toda boa. As fadas têm que ser ou uma  coisa, ou outra, pois, como são tão pequenas, infelizmente só tem espaço para um sentimento de cada vez.

Resultado de imagem para tinkerbell gif

  As observações na parte de baixo de cada folha são como um presente para o leitor, explicações e referências para nos ajudar a entender e entrar cada vez mais no universo de Peter Pan. Ele também é recheado de ilustrações lindíssimas, que nos fazem imaginar com detalhes esse mundo criado por Barrie. 
  Recomendo demais para quem ama a Disney, os contos, ou que queira conhecer um clássico incrível! 

23 comentários:

  1. Olá!!

    Eu sou louca por essa coleção da Zahar, morro de amores pelas capas e histórias. Assim como todo conto de fadas é normal a romantização ou aliviada sa Disney e quando colocamos nossa mão na história original ficamos empactados. Adorei sua resenha, a forma como apresentou como novo algo já tão conhecido. Parabéns e obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Peter Pan é uma das histórias favoritas (na versao da Disney). Eu já assisti tantas versões e também li que já perdi as contas. E eu gosto mesmo. Esse filme do GIF é uma das minhas versões favoritas. E eu AMO A SININHO (da Disney). Mas eu também gosto da história original, apesar de ser um tanto cruel. Eu não tô romantizando não, só acho que a história do seu jeito real é mais lógica. Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótima a sua resenha. Achei super legal saber que essa edição é comentada e que isso acaba complementando a leitura. Eu gosto do filme, mas se for ler o livro já irei preparada pra uma história um pouco mais pesada.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bom?

    Quando criança eu era muito apaixonada por Peter Pan, até raiva senti de onde upon a time de mostrar a outra versão dele sem ser toda aquela coisa mágica feliz hahahaha eu gosto da sininho e já conheço bem esse tal ciúmes pelo Peter. Acredito que amaria demais ter este livro na minha mão, tenho certeza que me encantaria em cada página ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também adoro quando tenho a oportunidade de ler uma edição comentada, é outro nível! Ainda mais quando se trata de uma obra clássica. E quanto ao livro ser diferente do filme, nossa é muito comum. Ainda mais quando se trata da Disney que, é de conhecimento geral, quando vai adaptar uma obra sempre dá uma lapidada para que essa seja menos pesada para a família toda poder assistir. O que nos leva a ficar bem surpresos com alguns detalhes, pelo menos eu fico. Jamais li a obra, mas tenho vontade de um dia ler, confesso. Bexus

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem? Gosto muito da história do Peter Pan, mas confesso que prefiro (e sou um pouquinho viciada, rsrs) ler as teorias sobre ele, baseadas na história original e também na vida do autor. Tem bastante coisa interessante, muitos livros inspirados, e entre eles o Peter Darling (ainda não fui traduzido), que é maravilhoso e super recomendo. Gostei muito da resenha!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ta aí uma leitura que nunca realizei. Não sei a resposta pra essa afirmação, mas me simpatizo com os personagens até, principalmente a Sininho.
    Ver sua resenha me deixou com vontade de apostar mais nesses clássicos que nos acompanham desde a infância.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Adorei adorei demaiiiiiis
    Você já leu O Ladrão de Crianças? É uma releitura da história do Peter Pan e é BEM dark, bem pesada. O Peter é quase igual o que você descreveu, só que mais sombrio. É simplesmente maravilhoso e acho que você ia adorar ler.

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Sou doida para ler o livro do Peter Pan, eu era apaixonada pela história dele quando era criança...porém já tinha ouvido falar que esse livro tem umas relações bem complicadas e abusivas e que não parecem nada com os da Disney, e parece que você também reparou isso ne?

    Beijos e obrigada pela resenha...
    www.blogancoraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Sou louca para ler Peter Pan, mas nunca fiz essa leitura. Só conheço em si a história por conta dos filmes da Disney. Deve ser maravilhoso ler a história comentada, eu venho namorando essa edição a tempos e nunca consigo comprar.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada pela história do Peter Pan..
    Não conhecia esse livro que você trouxe,achei bem interessante. Fiquei curiosa e vou anotar sua dica.
    Espero ler em breve e gostar da leitura.
    Adorei seu post,beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou apaixonada por essa edição.
    Peter Pan é um dos meus clássicos favoritos e sempre gostei do original. A da Disney não me atrai tando rs.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. olá
    Amo os contos na sua forma original, são mesmo mais dark, e totalmente diferentes do que vejo, até prefiro ler ao invés de assistir, claro, que para criança tem que ser fofinho mesmo kkkk.Não li o Peter ainda mais sei que a edição está incrível, assim como todas as edições dessa editora conquista pela capa.
    Já coloquei na minha lista e espero ler logo.
    Dica anotada
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Confesso que nunca fui esse tipo de garota criança, pois nunca gostei dessas histórias. A minha história preferida era os 101 Dálmatas, por causa dos cachorros hahaha. Não tenho interesse em Peter Pan, mas gosto muito de Em busca da Terra do Nunca, que conta bastante sobre como o autor criou a história. Quanto ao machismo, vou discordar de você. É machismo, sim. Até porque as mulheres - hoje, ou de qualquer época - são impostas à maternidade. Mesmo antigamente, não existia isso de "escolher" ser mãe, o acontecia era que essa era a única opção delas num mundo machista, onde elas não podiam fazer basicamente nada sem o consentimento do marido ou de um homem da família. Mas fico feliz que esse ponto te incomodou, acho ótimo para uma reflexão. Achei legal ser uma edição comentada, facilita a compreensão e o contexto histórico.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Adorei quando você disse que nada é 'fofinho' como na Disney, e tenho que confessar que mesmo o filme da Disney nunca achei fofinho. Acho que quando eu vi o filme quando era criança achava um absurdo ninguém crescer hahahahaha (coisa de criança). Gostei de ver este outro lado da história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  16. Oi Jéssica, eu adoro clássicos infantis, e estas edições da Zahar são lindas, quero todas. Adorei tua resenha. Ano passado, em um desafio literário, li "O mágico de Óz", mas quero ler os outros clássicos.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto bastante de Peter Pan, ainda não conhecia essa edição e adorei a sua resenha, fiquei com a maior vontade de ler também. Gostei de ver a sua opinião e espero ter a oportunidade de conferir essa edição belíssima também.

    ResponderExcluir
  18. A Zahar sempre manda bem demais em suas edições, cada um de seus livros são verdadeiras obras de arte pra ficar em exposição, tenho até dó de folhear hahaha eu nao sabia desse teor mais pesado e pra ser sincera, isso que me deixou animada.

    ResponderExcluir
  19. Oiieee

    O livro é incrível mesmo, eu gosto demais e acho que as adaptações da Disney, as primeiras, foram até que bem fiéis à história original. Há retellings do peter por ai que tb são muto bons.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente eu só conheço esse conto de fadas pela interpretação da Disney,então adoraria conhecer esse lado mais dark dele. Em relação a machismo e coisas do tipo eu não vejo por esse lado, ainda mais em uma história tão antiga, realmente, os tempos eram outros. Fiquei curiosa com as observações contidas nas páginas,com certeza ajudam na interpretação da trama. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Sabia que nunca li a história de Peter Pan? E para falar a verdade nem vi os filmes do inicio ao fim, eu conheço a história por cima. Fiquei interessada nessa versão um pouco mais dark. Me deixou bem curiosa mesmo. Adorei a resenha.
    A capa do livro também me encantou, saber que tem todo um carinho nessa edição com o leitor é ainda mais fascinante.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Já tinha ouvido falar que a história de Peter Pan não era tããão infantil assim (para ele matar pessoas sem dó, né?). Sinceramente, eu não curto a versão da Disney, e acho que simpatizaria e muito era com o capitão gancho. rsrs
    Tenho curiosidade em ler a história em si, gostei dessa versão, me chamou bastante atenção.
    bjs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Sempre tive vontade de entrar nos clássicos pelos contos de fadas, mas ainda não tive oportunidade. Acho essas edições da Zahar muito lindinhas e a do Peter Pan entra junto. Não sabia desse lado mais dark, no entanto se formos levar em conta como é os Irmãos Grimm, com certeza poderiamos esperar algo assim. Adorei as suas impressões e com certeza um dia lerei. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.