Dumplin'

Resultado de imagem para dumplin  É desafio que chama né? Esse mês está mega devagar pra mim, por isso, até hoje li apenas dois livros, os dois dos desafios! Final de semestre é teeeenso. Mas enfim, Dumplin' foi o meu escolhido para o desafio de ler um livro de comédia, pois sempre ouvi todos dizendo como a protagonista é engraçada e divertida, mas a carga emocional me atingiu em cheio! 
  Willodean é uma garota que está no ensino médio, e sofre com a morte de sua tia, Lucy. Lucy sofreu um ataque cardíaco e faleceu há um ano atrás. Por sorte, Willow pode contar com o apoio da melhor amiga, Ellen, e de sua ídola Dolly Parton. Ela é apaixonada pela Dolly, graças a sua tia. Estuda durante a manhã, e trabalha durante a tarde e noite em uma lanchonete. Bo, outro funcionário do local, começa a se interessar por ela, e podemos afirmar que é mútuo. Todas as inseguranças que uma garota de sua idade tem, não é mesmo? Bom, pra ela é um pouco diferente. Ela é gorda. Não "cheinha", "fortinha", "fofinha". Gorda. E não tem vergonha nenhuma disso, na maioria do tempo. Quando está sozinha, consigo mesma, ela não poderia ligar menos para o corpo que tem. Porém, como todas nós sabemos, existem pessoas por aí que gostam de definir o que é bonito e o que não é. E é por isso que Willowdean se sente inferior, em ocasiões específicas. Ah, eu mencionei que a mãe dela foi uma Miss da cidade onde mora? 
  Will sabe que quando não cabe em uma roupa, a culpa é da roupa, e não dela! Uma calça deveria ser elástica o bastante para caber em seu corpo, não ao contrário! Esse é um pensamento valioso, pois, quantas garotas por aí não se entristecem ao entrar em uma loja e nada servir?

Existe algo sobre os trajes de banho que te fazem sentir que você precisa conquistar o direito de usá-los. Sério, o critério é simples. Você tem um corpo? Coloque um traje de banho. 

Resultado de imagem para fat amy gif

  Mas, quando se trata da cobrança constante da sua mãe, ou das outras amigas de Ellen, até mesmo Bo, que claramente gosta muito dela e não faz questão de esconder... ela simplesmente perde a confiança em si mesma. Junte isso ao fato da obesidade ter sido o fator chave da morte de Lucy, e você sentirá um pouco da situação de Will. Engraçada, irônica e encantadora. Ficamos todo o tempo com vontade de dizer a ela o quanto ela é especial, o que ela acaba descobrindo ao decorrer da narrativa. Eu achei o enredo um perfeito exemplo de amor-próprio e auto descobrimento. 

Você tem um signo de fogo. Você ama muito, mas você se machuca muito também. Mas nem sempre deixa a dor transparecer, pois isso é uma vulnerabilidade. Você é o sol. Sempre lá. Até quando não podemos vê-la. 

  Will acaba conhecendo outras garotas que, como ela, tem uma insegurança sobre si mesmas. E juntas, irão fazer algo incrível! Basta dizer que o concurso de miss está se aproximando, e essas meninas tem muita coisa para falar. 
  A história é toda contada pelo ponto de vista da Willowdean, e pelo menos na versão em inglês, ela conversa com tanta sinceridade que é difícil não se deixar levar pelo carisma. A edição está lindíssima, capa dura, com uma pequena coroa entalhada, e jacket removível, pela editora Harper Collins. 

  

20 comentários:

  1. Oi! Eu sempre vejo falarem muito bem deste livro mas ainda não tive a oportunidade de ler. Achei a premissa maravilhosa, e me identifico muito com essa questão do peso, porque embora não seja um problema para mim, parece ser pra muitas pessoas, o que é totalmente errado. gosto da introdução do romance e gosto de imaginar o que ela e as amigas irão fazer no concurso de miss da cidade, desconfio que será um grande tapa na cara da sociedade! Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro e acho que é justamente pela carga emocional dele. Saber que a protagonista é irônica me anima bastante, adorto personagens com essa característica e sobre o livro retratar o amor-próprio é ainda mais valioso para mim. Enfim, é um livro que quero ler e sua resenha reforçou isso.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de abordar um assunto muito importante, a história não me interessou, infelizmente. :( Acho que é porque estou vendo essa capa em toda parte, nas livrarias em que vou, e meio que enjoei dela. Talvez se eu der um tempo, deixar os meses passarem, consiga olhar com outros olhos para o livro e dar uma chance. Porque minha maior reserva é justamente o fato de ver o livro demais nas livrarias. Sim, sou um tanto doida.kkkkkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Eu sei como é, tenho isso com O ceifador, e fiquei assim com 13 porquês, quando virou febre. Te entendo!

      Excluir
  4. Oi, Jéssica! Adorei a sua resenha! Faz tempo já que tenho Dumplin aqui na minha imensa pilha e até hoje eu negligenciei a leitura. Mas parece ser um livro tão bacana, com uma mensagem maravilhosa, da forma como você o descreveu, que eu acho que vou colocá-lo no topo da minha pilha como próxima leitura.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Acho este livro muito relevante e precisamos demais enredos assim para que mais leitores se sintam representados. A edição em inglês deve ser realmente linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dumplin é um livro que eu quero muito ler, acho super bacana essa mensagem que a obra passa ao trazer uma protagonista gorda, ficou ótima a sua resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Estou com esse livro em casa para ler, ganhei de uma amiga, e estou bem ansiosa para saber o que vou achar dele e como ele vai me mudar, pois eu tenho sérios problemas com relação ao meu peso.
    Acho que imagino o que essas personagens fazem e como elas nos mudam e vou tentar encaixar entre as próximas leituras, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei a trama, e a narrativa foi muito envolvente.
    Confesso que estou bem curiosa para assistir a adaptação desse livro, acredito que será ótimo.
    E a história me fez refletir muito! uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse livro é um tapa na cara da sociedade.
    Achei que por mais que tenha uma personagem mais jovem, traz a tona temas importantes que merecem discussão.
    Mal posso esperar pra conferir a adaptação cinematográfica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu também estou penando para encontrar tempo para ler. E o duro é que faz uma falta, né?
    Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro e já estava curiosa para ler, sua resenha aumentou mais essa curiosidade.
    É um tema importante que merece atenção, principalmente essa questão da morte da tia, os problemas de confiança...
    Adorei e pretendo ler assim que tiver oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jess

    Eu tenho esse livro aqui em casa há um tempinho, mas ainda não o li. Acho a proposta dele tão legal! Tenho certeza que vou adorar a Will, esse concurso de miss será histórico! Ahahhaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Li esse livro no mês passado e achei importante ter uma protagonista que represente tantas pessoas, lidar com inseguranças é algo complicado e complexo, poder pegar um livro e se identificar com a personagem é muito importante. Foi uma leitura maravilhoso e mal posso esperar para ler outros livros da autora, ou outros livros com essa mesma pegada.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?

    Já ouvi falar desse livro e apesar de adorar o tema que a obra aborda eu não tenho muita vontade de ler pois sei que não conseguiria me fixar neste livro, o que é uma pena. Tenho uma prima que tem sobrepeso e ela entrou em depressão por não encontrar nenhuma roupa que servisse mais nela, ela sempre foi bem vaidosa, sempre, mas após isso ela só conseguia ver o pior em si. As coisas melhoraram com o tempo, e encontrou um namorado que fez bem para ela. Hoje em dia está noiva e com uma filha linda e preciosa igual a ela ♥

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    tenho lido muito elogios a esta história e embora não esteja desesperada por esta leitura, pretendo fazê-la em algum momento no futuro, acho que uma trama como esta que trás uma carga emocional considerável e aborda assuntos importantes e atuais como estes merece uma chance.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Maio foi para mim também um mês bem fraco, mas acho que não tanto quanto junho. Esse mês foi só por Deus, rs.

    Eu já vi algumas resenhas acerca desse livro, mas a temática acabou não chamando minha atenção. Tudo bem que sou tão cheinha quanto a protagonista, mas não me vejo com um livro desses nas mãos, hahaha.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Em primeiro lugar: que blog maravilhoso, fiquei apaixonada aqui!
    Em segundo lugar: "Você tem um signo de fogo. Você ama muito, mas você se machuca muito também. Mas nem sempre deixa a dor transparecer, pois isso é uma vulnerabilidade. Você é o sol. Sempre lá. Até quando não podemos vê-la." SOCORRO, que citação incrivel foi essa? Eu realmente amei!
    Também está bem complicando para conseguir ler esse mês (o passado e o retrasado também :c), mesmo tentando arrumar tempo as vezes apura e não consigo ler nenhum capitulo por dia. Por isso minhas leituras andam bem paradas (e o pior: estou em uma ressaca literária!)
    Ainda não conhecia o livro mas amei pela sua resenha consegui entender a mensagem do livro e gostei bastante! Quero colocar em minha lista de leitura.

    Beijos!

    www.resenhasetudomaisbr.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.