As vantagens de ser invisível

Resultado de imagem para as vantagens de ser invisivel
   Depois de ler "Vida e Morte", de Stephenie Meyer, resolvi que estava com saudades de ler livros que tivessem adolescentes como protagonistas. Então parti para uma das leituras mais rápidas e significativas que já fiz: As vantagens de ser invisível. 
  Já assisti ao filme também, então farei uma breve comparação entre os dois meios: Livro e telas. Vamos lá. 
  Charlie (Logan Lerman) é um garoto de 15 anos que acabou de entrar no ensino médio, e é prontamente acolhido por dois veteranos (que, por sinal, são irmãos): Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller). Os dois são super divertidos, e o tratam como um igual, e não inferior por ele apenas ser mais novo e "na dele". Charlie se apaixona rapidamente por Sam, mas ela deixa claro que quer apenas ser amiga do garoto, e eles cultivam uma bela amizade cheia de momentos lindos. Em casa, tudo vai bem na medida do possível. Seu irmão mais velho joga futebol pela universidade, sua irmã está prestes a se formar, mas vive em um relacionamento abusivo... e ele perdeu sua tia Helen. A tia Helen era uma mulher bacana, legal, que cuidava dele e dos irmãos e sempre o presentava com mais coisas do que o normal. Ela faleceu em um acidente de carro. Achou aleatório eu citar isso aqui? Pois bem, esse fato é o ponto chave de toda a história. Essa não é uma narrativa repleta de reviravoltas, mas tem como principal tema o auto-descobrimento. Isso é uma palavra? Bom, se trata de descobrir quem você é, de verdade, e como tudo ao seu redor pode influenciar o seu comportamento. 
  Tanto o livro quanto o filme tem cenas fortes, e tratam de assuntos importantes, como abuso, traição, preconceito, sexualidade, suicídio, depressão, trauma, drogas... E tudo isso é falado de uma maneira simples e objetiva, acredito que perfeito para o publico alvo. 

A gente aceita o amor que acha que merece.
Resultado de imagem para charlie and sam gif

  Algo interessante que percebi lendo, e não havia notado enquanto assistia, é que Charlie tem um jeito único de pensar. Ele sofreu um trauma, que só é revelado no final do enredo, mas fora isso é como se fosse o jeito "Forrest Gump" de ser. Fala sem filtro, é super emotivo e chega a ser infantil as vezes. Isso quase não existiu no filme, e como no livro temos apenas a versão dos fatos dele, é fácil de perceber pelos pensamentos que ele descreve para o leitor. E ele pensa de-mais! Por exemplo, se vê uma pessoa sentada na calçada, começa a pensar porque ela se sentou ali e não no banco, se está cansada, com sede, ou se só está esperando o tempo passar. Se é isso, quanto tempo ela vai ficar ali? É um pouco cansativo as vezes.
  Todos os capítulos são em formato de cartas curtas para uma pessoa desconhecida, onde ele indica filmes, músicas, e explica todas as situações que o levaram a chegar até ali. Seu professor o empresta diversos livros, e ele indica vários dos seus favoritos. Eu me senti muito próxima do protagonista com essa forma de escrita.
  A leitura é super flúida, li tudo em dois dias! A história é muito bacana, e a adaptação segue bem a linha do livro, nada muito importante ficou de fora. Meio que uma mídia completa a outra, então recomendo muito para quem puder, ler e assistir! 

E é isso, galere! Espero que tenham gostado :3 

Imagem relacionada
Imagem relacionada

29 comentários:

  1. Li esse livro na gravidez e achei tão lindo, a abordagem de assuntos tão importantes para qualquer um em especial na juventude. Lendo sua resenha me deu vontade de reler para acompanhar as aventuras de Charlie e seus amigos, mas não tenho o livro, na época eu peguei na biblioteca. O filme eu vi, então essa é uma ótima oportunidade para ver com o maridão no final de semana. Adorei relembrar com você.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica, tudo bem? Apesar de não ser o público alvo e não tem um grande interessante em tramas adolescentes, confesso rs, eu acho o enredo bem interessante e o fato de abordar temas tão fortes de maneira fluida e objetiva me agrada também. Espero ao menos conferir o filme!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu nunca fui com "a cara" desse livro, sempre achei que ele seria adolescente demais, sendo assim nem o filme tive coragem de encarar. Mas agora com essa resenha vou procurar o filme e dar uma chance. (Quando ainda não confio que irei gostar do livro e o mesmo tem o filme, eu assisto antes de ler).
    Beijuh

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li, apenas assisti, lembro que gostei do filme, mas que não foi uma história que me marcou. Pela sua resenha, deu para sentir que a história realmente lhe conquistou. Ainda pretendo ler o livro um dia, porquê acredito que muitos detalhes devem ter se perdido na aaptação.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu adoro esse livro e o filme também. Li já faz alguns anos, e acho magnífico o jeito que o autor trata de assuntos tão sérios e importantes de uma maneira leve. Os personagens são super bem construídos e carismáticos, e a história é repleta de indicações maravilhosas de músicas, livros e filmes.
    E o filme eu acho lindo também. Acho uma boa adaptação e como você disse, um meio que completa o outro. E o elenco não poderia ter sido melhor escolhido.
    Bjss

    https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Os temas retratados na trama são bem interessantes. Principalmente com personagens novos e todos os questionamentos pertinentes a idade. Sempre consigo tirar boas reflexões dessas histórias.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Já sei quase que de cor o enredo de As vantagens de ser invisível, isso sem ter lido ou assistido ao filme, mas saturou tanto o mundo blogueiro quando ambos foram lançados que, de certa forma, ter acompanhado tantas resenhas me deixou sem vontade de lê-lo ou assisti-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii.
    Ainda não li esse livro, sempre fui curiosa para fazer essa leitura. Mas sempre chegam livros novos por aqui e eu acabo deixando ele de lado.

    ResponderExcluir
  9. Houve uma época em que as pessoas falavam bastante dessa história, mas nunca me despertou curiosidade. Acho que tenho um pouco de implicância com o título.kkkkkk... Não sei. Mas mesmo lendo sua resenha e vendo o quanto você gostou sigo não me interessando pela história. E olha que sou fã da atriz que interpreta a Sam!rs

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii,

    Eu nunca li o livro, mas gostei de saber que o filme é bem fiel a ele. Tenho certeza que é uma obra que trata bem os temas abordados, que são muitos e são fortes. Tenho muita curiosidade para conhecer a obra e poder me apaixonar pela leitura como me apaixonei pelo filme.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei demais do livro e apreciei muito o filme também. Me emocionei em algumas partes e me choquei em outras, mas sei que não é um livro pra todo mundo. Mas adorei saber que você também curtiu.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu amo essa história, já chorei lendo várias vezes trechos do livro e também no filme. Esse único pensamento do Charlie fui reparar na releitura também. É um livro muito sensível, é preciso estar bem para lê-lo. Parabéns pela review!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu amo tanto esse livro e esse filme. Quando comecei a ler, não esperava tirar tantas reflexões e ver tantos temas importantes sendo abordados. Eu li antes de assistir e achei uma das adaptações mais fiéis que já, mas isso é explicado pelo fato de que o filme foi dirigido pelo autor do livro.
    Lendo seu post, confesso que fiquei até com vontade de reler e assistir ao filme de novo. Adorei saber suas impressões e concordo que o filme e o livro se complementam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho o livro, mas ainda não li. De certo modo, eu acabei não lendo outros livros do João Verde depois de A culpa é das estrelas... E o pior é que quero assistir o filme, mas quero ler primeiro. O bom é que sua resenha me animou para ler logo, espero conseguir. rsrs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu ainda não li o livro, então nem saberei julgar, mas assisti ao filme e me lembro de gostar muito. Digo isso no passado pq já tem muuuuito tempo que assisti e não me recordo de muitas coisas. Emma como sempre está linda e eu amo a atuação dela em tudo que ela faz e por ser um filme que traz assuntos tão importantes, com certeza, se torna uma ótima pedida para assistir.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não li o livro e nem vi o filme, mas tenho muito vontade. Todas as pessoas falam muito bem dos dois, como a história aborda essa época da vida, onde temos muitas dúvidas e certeza de nada. Gostei da amizade que é criada entre os personagens e gostei de como Charlie é sensível e emotivo! Obrigada pela dica!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, mas optei por não assistir ao filme. gostei muito dos temas trabalhados e da sutileza da escrita, mas não consegui me envolver com os personagens. Em alguns momentos, achei eles caricatos demais e me cansaram, sabe? Tanto que foi um livro que levei um boom tempo para terminar. Mas, acho que é um sentimento que apenas eu tive, então, tenho a intenção de reler e ver o que acho dele novamente.
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Eu assisti ao filme, e para falar bem a verdade na época não entendi muito bem o que ele quis passar, e acabou que por causa disso não quis assistir de novo e nem ler a obra, todos que leem falam super bem, mas por enquanto irei deixar passar a dica!

    ResponderExcluir
  19. Me julguem. Mas eu amooooo o livro e amo o filme, eu acho que os personagens sao encantadores e apaixonantes o que faz o leitor se envolver com o drama de cada um. O filme me encanta, principalmente por ter a grande Emma Watson. Linda resenha.

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti apenas ao filme e achei legalzinho apenas. Uma história bacana, que aborda um tema importante, mas não consegui me conectar com os personagens. Também isso pudesse ter acontecido com a leitura do livro, mas o estilo da narrativa não me agrada. Mas que bom que você curtiu apesar da pequena ressalva sobre as divagações dele.


    Beijocas
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    Eu ganhei esse livro do meu pai a algum tempo atrás, mas ainda não consegui lê-lo porém não porque não tenha interesse no livro mas porquê o tempo tem levado muito do que gostaria de ler rsrsrs
    Eu já assisti o filme e amo, e foi por causa do mesmo que fiquei louca em adquirir o livro. Admito que a coisa que mais me incomoda no enredo é ele ser por cartas já que não tenho muitas experiências agradáveis com leituras assim.
    Mas adorei a resenha e espero logo poder ler o livro!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu amo o As Vantagens de Ser Invisível, é um livro que traz muita carga emocional e ensinamentos, e também ensina que devemos viver os momentos ao invés de nos preocuparmos com o futuro ou passado.

    ResponderExcluir
  23. Oieee!!
    Impossivel não perceber o quanto esse livro lhe agradou! Confesso que não tive a oportunidade de ler a obra e confesso que não sei se a faria, assisti o filme e apesar de ter gostado, não achei tudo isso, sabe?
    Mas sem duvidas, esse livro tem uma importancia bem expressiva principalmente pelo seu tema, suas abordagens e ensinamentos.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Assim como você, eu já li e assisti ao filme e concordo plenamente quando disse que uma mídia completa a outra. Juntos, eles passam a mensagem de uma maneira muito mais forte e precisa e simplesmente amei a forma como funcionaram ♥ Sobre o livro, ele é de fato um livro jovem, mas com mensagens muito importantes, como você mencionou, e escrito de uma forma fluida e envolvente. Vale muito a pena a leitura ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem ?
    Eu sou louca para ler e assistir o filme, mas por falta de oportunidade não fiz nenhum dos dois. Já havia esquecido até a premissa. Acho bem legal essa premissa, mas quando você disse que o personagem pensa demais eu já fiquei com um pé atrás, em narrativas isso me irrita então creio que nesse ponto seria uma leitura um tanto arrastada para mim. O filme vi muitas pessoas elogiando e falando que se emocionou e espero poder assistir em breve. Amei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oi.

    Eu adoro esse livro. Li ele já faz um tempo e logo em seguida assisti o filme. O livro é bem emocionante e é muito bom acompanhar os pensamentos do protagonista.

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Se tem uma coisa que o Charlie faz é pensar! Hahaha, ao contrário de você eu não senti cansaço durante a leitura, acho que isso se deve por ser em formato de cartas e que acabou tornando a leitura mais fluída pra mim. Eu gostei tanto do livro quanto do filme, porém achei que o filme foi mais emotivo e mexeu mais com o espectador do que o livro. Ler sua resenha me deu uma baita saudade desse personagem que me conquistou com seu jeito estranho de ser.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li o livro ou assisti o filme "As Vantagens de Ser Invisível", mas confesso que tenho vontade de ler e assistir, mas no momento não tenho como ler o livro. Gostei da sua publicação, ficou muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oi Jéssica, como está?
    Eu só tinha ouvido falar do filme, mas soube depois que era baseado em um livro. Achei a proposta dele levemente confusa de início, mas depois acabei gostando muito dela e inclusive estou interessada na leitura.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.