O último adeus

Imagem relacionada  Os livros da Darkside cada vez me surpreendem mais! No mês de Fevereiro, um dos desafios literários era ler uma obra indicada por um amigo. E minha tia incrível me indicou "O ultimo adeus", de Cynthia Hand, e eu simplesmente amei a experiência.
  Nossa protagonista é Alexis, uma garota que está passando por um período horrível de sua vida: Seu irmão mais novo se matou. Tyler, um jovem de 16 anos, com uma vida inteira pela frente e um comportamento de dar orgulho, resolveu que estava muito vazio e que não valia a pena seguir em frente. 
  Antes da tragédia, Lex tinha uma vida feliz. Amava matemática, sonho de em entrar para o MIT, é apaixonada por um garoto que também é super inteligente e a trata como uma princesa... Sua mãe ainda sofria com o abandono que sofreu de seu pai, mas fora isso, sua vida era perfeitamente normal. Até aquele dia. 
  Já é ruim o bastante ser a nerd da escola, coisa que nunca a incomodou. Mas experimente aparecer no colégio após algo assim. Cada vez que alguém dizia os clichês de "sinto muito", ou "ele era uma boa pessoa", tudo só piorava. Então, seguindo a indicação de seu terapeuta, começou a desabafar em um diário, que é exatamente o livro que temos em mãos. Alexis é uma pessoa incrível. De verdade, dá vontade de ser amiga dela logo nas primeiras páginas, quando ela cita o seriado Bones (que eu amo de paixão). Temos várias referências a séries, filmes e livros. Ela é uma protagonista com sensações e reações extremamente reais e apropriadas a idade e situações em que se encontra. 

Ty nunca quis matar nada. Nem um peixe, nem um veado, nem uma aranha que fosse. 
Ele era assim. Então, como ele conseguiu se matar?  

Resultado de imagem para lucy hale gif crying
  
  Em um dos raros dias em que Alexis tem coragem de ir até o quarto do irmão, ela encontra uma carta endereçada a uma garota, e entregar o envelope a destinatária se torna sua missão. Uma forma de honrar Tyler. Um tipo de conclusão. E a indecisão entre ler as palavras de Ty, ou fazer sua vontade e apenas entrega-la, irão acompanha-la durante todo o enredo. 
  A edição está incrível, capa dura como a maioria da editora. Mas ao invés das letras pretas como de costume, a cor é azul escura, lembrando uma caneta. E ao decorrer da leitura, há um rabisco em forma de círculo em algumas páginas, que representam a dificuldade de Lex em superar, o "buraco negro" que ela descreve, como se fosse uma tristeza sem fim, e ele vai diminuindo conforme ela desabafa e começa a lembrar de coisas boas que viveu com seu irmão. Por se tratar de um diário, por vezes temos frases riscadas ou páginas inteiras rabiscadas de caneta, o que achei muito interativo. Dá a impressão que ela simplesmente se cansou e descontou na folha.
  É importante dizer que de maneira alguma esse livro romantiza o suicídio. É mais uma forma de prevenção, de como prestar mais atenção as pequenas coisas e como pode ser evitado. Apesar disso, as descrições precisas das cenas e do método que ele usou, podem se tornar um gatilho dependendo da pessoa. A própria autora viveu uma história parecida, e saber disso me deixou ainda mais emocionada.
  Se for dizer tudo o que adorei nesse livro, essa resenha se tornará uma trilogia, rs. Mas sério, é uma narrativa incrível, super recomendado. E Darkside está de parabéns mais uma vez! 

10 comentários:

  1. Olá! A Darkside sempre capricha no projeto gráfico. Acho os livros deles sempre lindos.
    Realmente transparece na resenha que você gostou da história. Eu não conhecia a obra. Fiquei curiosa. Mas tirando mortes em livros policiais, estou evitando livros assim, é a ressaca literária kkkk
    Anotei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei a história! Não fiquei com ressaca, mas olha, foi difícil terminar.

      Excluir
  2. Que delicia de resenha menina, eu sei que ao terminar de lê-lo seria uma ressaca literária na certa, sua resenha ficou ótima e gostei muito também de saber a sua opinião, a edição parece ser linda e bem caprichada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição é incrível! Mas não dá ressaca não, dá pra ler de boa ^^

      Excluir
  3. Olá!
    Além da edição incrível, adoro leituras com esse pano de fundo. Tragédias, bullying, quando bem descritos dão histórias fantásticas.
    Esse certamente vai entrar na lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos poucos livros da editora que está em minha lista de compra, acho a temática importante e me parece que esse livro trata o assunto com seriedade, isso pra mim é importante.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Já li este livro, pra mim, o achei tocante, a capa é bem atrativa, apesar de ser uma das mais simples da editora que sempre capricha nas edições, e antes desta leitura, vim de uma leitura decepcionante que foi Os Senhores dos Dinossauros, que não compreendeu minhas expectativas, mas adorei este livro. Parabéns, a resenha está maravilhosa!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, nunca li esse Sr. dos Dinossauros! Que pena que não te agradou... Obrigada!

      Excluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.