O morro dos ventos uivantes

Resultado de imagem para o morro dos ventos uivantes  Oi galera! Sei que andei meio sumida, mas não fazia idéia do quanto é corrido trabalhar e estudar! Socorro! Anyway, hoje finalmente completei uma parte do meu 2º desafio: Ler um livro que eu comecei a ler e nunca terminei. Meu escolhido foi o clássico: O morro dos ventos uivantes, escrito por Emily Bronte. 
  Tentei ler quando era mais nova, na época em que a obra era muito mencionada em outro queridinho por muitos (e odiado por outros): Crepúsculo. Mas infelizmente não passei das primeiras páginas. Desta vez, decidi que ia terminar custe o que custasse, mesmo que a linguagem fosse difícil. Afinal, estamos falando de um clássico que foi publicado em 1847. E hoje, ao finalizar, fiquei mega contente pois não só é uma história linda e trágica, mas porque me acostumei com as palavras difíceis e adquiri um vocabulário incrível. Mas vamos a história! 
  Tudo começa quando o Sr. Lockwood, locatário de uma casa que pertence a Heathcliff, o visita afim de conhecê-lo. Heathcliff é um homem amargo, frio, que vive em um lugar afastado chamado "O morro dos ventos uivantes", junto com Cathy (uma garota mal educada, que é tão arrogante quanto linda), Hareton (Um rapaz bonito, mas grosso e bronco), Joseph (Um senhor muito temente a Deus, mas que passa longe de ser uma boa pessoa), e Ellen Dean. Ellen é a antiga criada da casa de Lockwood, que agora vive ali. Devido ao mau tempo, o homem é obrigado a passar a noite nesse lugar misterioso, e acorda no meio da noite com Catherine pedindo a ele que a deixe entrar. Só tem um detalhe: Catherine está morta a 20 anos.
  Intrigado com o clima de poucos amigos presente naquela casa, ele resolve pedir a Ellen que conte para ele a história de como tudo chegou até ali. E é aí que viajamos fundo. Heathcliff era apaixonado por Catherine, e seu amor era correspondido. Porém, ele não teria condições de casar com ela, e mesmo quando ela se casa com outro, o amor permanece tão vívido como nunca antes. Anos depois de sumir, Heathcliff volta rico e bem apessoado, fazendo Cath se arrepender amargamente de sua decisão. A partir daí surge uma história de amor, ódio e muita vingança.

Seja qual for a matéria de que a nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais.
Resultado de imagem para wuthering heights gif

  Catherine e Heathcliff são apaixonados um pelo outro, sim. Mas não pense por um minuto que são aqueles mocinhos de romance de época. Ambos são egoístas, mesquinhos e podem fazer de tudo para ter o que querem (principalmente Heathcliff). Uma coisa que me incomodou um pouco foram os nomes, rs. Todos os protagonistas da história colocam seus próprios nomes em seus filhos: A filha de Catherine chama Cathy, mas por vezes é chamada pelo nome completo e isso ficava me confundindo. E por aí vai, uma segunda geração inteira com nomes repetidos, rs.
  Outra coisa seriam as falas. Por vezes, o mesmo personagem continuava falando, mas sua fala era dividida em três parágrafos de fala, e no meio aparecia outra pessoa falando sem anunciar. Aí era preciso ficar voltando pra saber quem diabos estava falando na hora. Deu pra entender? Ficou confuso até pra mim! Hahaha
  Me acostumei mais fácil do que imaginei com a linguagem utilizada, e quando vi, nem estava mais prestando atenção nisso, lendo com fluídez. Consegui aproveitar bem os cenários recorrentes, e no final já imaginava direitinho como seriam. A escrita da Emily é encantadora! 
  Existem muitas versões desse clássico para o cinema, e eu ainda não assisti nenhuma! Mas pretendo assistir todas para me aprofundar ainda mais nessa obra. Recomendo muito para quem procura um romance de época diferente, real e doloroso. 

É capaz de amar e de odiar com igual dissimulação e de considerar impertinência a retribuição desse ódio ou desse amor.

Resultado de imagem para alan rickman gif

  Fun fact: J.K Rowling disse uma vez que baseou Severus Snape no personagem Heathcliff. Só consegui imaginar o Alan no personagem, apesar de achar meu Sev beeeeeeem menos ruim do que o Heath, definitivamente identifiquei algumas semelhanças. Enfim, foi um ponto chave pra eu me interessar em ler! Pode se que anime mais alguém também! Haha

18 comentários:

  1. Olá,

    Eu vejo muitas pessoas falando sobre esse clássico, mas até hoje não tive oportunidade de fazer a leitura dele e confesso que tinha um pouco de receio em fazer a leitura. Fiquei muito feliz em saber que você gostou da história, conseguiu concluir o desafio e, além disso, adquiriu um vocabulário novo!!! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho este livro em casa pois também quis ler uma versão clássica junto com uma de Jane Austen e agora vendo sobre o que disse dos personagens fiquei pensando c omo pode ser..... Mas eu adoro o estilo de escrita mais antiga, não sei por qual motivo mas talvez em breve eu pegue este livro.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Esse é um livro que amo e odeio na mesma proporção. kkkk Sou apaixonada pelas irmãs Bronte e romances de época principalmente do período gótico. Eu adorei a escrita da Emily e, assim como as irmãs, ela é talentosíssima. Gostei bastante da diferença da trama do que estamos acostumados. Mas... eu odeio com todas as minhas forças o Heathcliff e como todo mundo não faz nada quando ele ta tocando o terror (eu sei que ele é dono das terras e tudo, mas pelo amor, ele prende a guria no quarto e tá tudo bem...... vá se lascar ><)
    Eu não tive problemas com a escrita ou com a disposição das falas, mas acho que é porque estou acostumada com esse tipo de leitura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Heathcliff é um ser odiável, mas é de se pensar com a infância e adolescência que teve...

      Excluir
  4. Oiiii,

    Eu tenho este livro a anossss, mas até hoje não consegui me convencer a ler ele, comprei ele na mesma época de crepúsculo mesmo. Achei legal que você acostumiu rápido com a escrita, ajuda muito na leitura e mais legal ainda que você tenha gostado da obra. Se eu tiver ânimo vou pegar ele para ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Tive a oportunidade de encontrar com este livro no Kindle, mas comecei a ler e parei. E agora mesmo já estou com vontade de voltar a ler novamente. Farei isso, com certeza. Obrigada pela indicação! Adorei sua resenha!

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda!
      Volte sim, eu abandonei uma vez também, mas logo voltei :) (Meses depois, haha)

      Excluir
  6. Esse é um dos clássicos que tenho vontade de ler, ainda mais em saber que o romance não é nada de conto de fada que vemos por aí. Que bom que mesmo se sentido confusa engrenou na estória e concluiu a leitura. Essas linguagem diferentes das habituais é bom, nos aumenta repertório. Também não vi nenhum filme baseado no livro, mas vou dar uma atenção maior a isso, ainda mais agora que conheço a premissa da trama.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse primeiro gif que usei é de uma das adaptações mais recentes, com a brasileira LINDA Scodelario :3

      Excluir
  7. Oi, Jéssica!
    Ah, O Morro dos Ventos Uivantes... é uma boa amostra da escrita da Brontë (ainda que o tratamento do texto e tradução variem mais do que o saudável entre as edições disponíveis no mercado) e também bastante interessante ao ser considerado historicamente - tive boas aulas de literatura inglesa com esse tema haha Fico feliz que você tenha conseguido terminar a leitura, mesmo que para isso tenham sido necessárias duas tentativas haha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Taí uma leitura que eu não sinto vontade de realizar. Engraçado que vejo ótimos comentários e amo livros com elementos históricos, mas essa premissa e o desenrolar que parece ser lento não me chama atenção.
    Mas gostei de saber suas impressões.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    No BUM de Crepúsculo eu arrisquei ler esse livro e assistir ao filme e não consegui terminar nenhum dos dois, não desceu de verdade e não consegui me conectar nem por um minuto com a história. Mas fico feliz que você tenha gostado tanto no fim é o que importa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Faz tanto tempo que eu li esse livro, que nem me lembro mais de toda a história. No entanto, me lembro que a leitura também foi confusa para mim, principalmente nesse ponto que mencionou sobre os diálogos, mas o resultado final vale muito a pena! Que bom que gostou! Me deu até vontade de reler, rs.


    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica! Tudo bem?
    Eu tenho essa edição publicada pela editora da AVON quando a minha tia Marília ainda vendia os produtos deles! Acho muito linda!
    Mas eu até hoje não tive a coragem para começar. Ou melhor, eu meio que ignoro o livro porque já ouvi muito dele, especialmente o caráter detestável do Heathcliff. Que eu não sabia MESMO ter sido a inspiração pro professor Snape.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Jéssica,
    Eu li esse livro na época que ele foi indicado em Crepúsculo e não senti dificuldade em me adaptar à escrita. Na verdade, foi bastante rápido e gostoso. Eu confesso que não acho o Heath ruim, eu só acho que ele foi incompreendido, mas entendo o que dizem das maldades dele.
    Não sabia dessa da JK e o Sev nunca mais será o mesmo pra mim :(
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.